EMPLOYER BRANDING: UMA ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS APLICADA EM UMA EMPRESA DE ATACAREJO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MG
Keywords:
Endomarketing, Atração de talentos, Retenção de talentos, Employer brandingAbstract
No mundo atual as empresas estão em busca de apresentar sua identidade à sociedade, buscando reconhecimento, representatividade e clientes internos e externos mais interessados em sua marca. As empresas precisam buscar maneiras de atrair e reter seu cliente interno, para que seja seu aliado na manutenção e melhoria da marca empregadora. Diante deste cenário, o objetivo geral foi compreender de que maneira o employer branding impacta na atração e retenção de talentos em uma empresa de atacarejo. Os objetivos específicos foram: levantar na literatura o conceito de employer branding e suas aplicações; estudar de que forma o employer branding está atrelado à atração e retenção de talentos; averiguar com os gestores de uma empresa de atacarejo como é aplicado o employer branding; analisar tanto entre recém-contratados quanto entre colaboradores antigos a imagem que eles têm da empresa de atacarejo. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, tendo como método o estudo de caso, e a coleta de dados realizou-se por entrevista com roteiro semiestruturado com os gestores, recém-contratados e colaboradores antigos desta empresa, obtendo maior análise da marca do empregador. Os dados foram interpretados através da análise de conteúdo. A partir dos resultados, analisou o impacto do employer branding na atração e retenção de talentos.