O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES EM EMPRESAS VAREJISTAS: ESTUDO NA EMPRESA MERCADO CENTRAL LTDA DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO-MG
Keywords:
Supermercado, Turnover, Recursos Humanos, Treinamento, PessoasAbstract
As empresas buscam ser eficientes, eficazes e efetivas, além de competitivas perante o mercado, alcançar resultados expressivos e consequentemente chegar ao sucesso organizacional. Tais objetivos só podem ser alcançados por meio e com as pessoas que ocupam as mais diversas funções dentro das organizações, por isso, tem-se ofertado muitos esforços para otimizar a condução do processo de seleção, buscando contratar os melhores dentre os candidatos. O presente estudo analisou o processo de recrutamento, seleção e socialização de novos colaboradores em empresa do ramo varejista, especificamente na atividade de supermercado, com os objetivos de entender como são realizados tais processos, desde a abertura de uma vaga, até o processo de inclusão do novo colaborador junto à equipe. A metodologia de cunho qualitativo, com características de uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, fundamentou-se na análise dos processos internos da empresa objeto do estudo, na entrevista de funcionários, em dados de mercado e pesquisa bibliográfica. Como resultado, verificou-se que o Mercado Central Ltda realiza algumas fases do processo de recrutamento, seleção e socialização, porém não existe padronização desses processos, com isso, é necessária uma estruturação com a criação de mecanismos de retenção de colaboradores e de interesse de candidatos a participarem dos processos seletivos da empresa, visando a redução de seu índice de rotatividade e a possibilidade de analisar perfis diferentes, buscando identificar o que se enquadra melhor na vaga em aberto.