A OBJETIFICAÇÃO DA MULHER NA COMUNICAÇÃO DO MARKETING PARA O PÚBLICO MASCULINO APÓS A LEI CARIOCA Nº 7.835/2018
Keywords:
Marketing, Objetificação da mulher, Anúncios, Sexista, MídiaAbstract
As mulheres ao longo dos séculos conquistaram inúmeros direitos, votar, estudar, até a participar ativamente do mercado de trabalho e apoderaram-se de preceitos sociais e políticos, Contudo, na comunicação de marketing, as mulheres têm se destacado de forma diferente através de estereótipos que objetificam as mulheres perante a figura do homem. Esse cenário sofreu mudanças, tendo em vista a promulgação da Lei nº 7.835/2018 no estado do Rio de Janeiro, a qual apresenta em seu contexto multa e retirada do ar de qualquer veiculação publicitária misógina e sexista, ou excitadora de agressão e violência sexual. Assim, o presente estudo analisou a objetificação da mulher na comunicação do marketing para o público masculino após a lei carioca nº 7.835/2018. Para tanto, os objetivos específicos foram: compreender como se dá a comunicação de marketing; entender o conceito de objetificação da mulher na mídia; e levantar o desenvolvimento da comunicação de marketing da Cervejaria Petrópolis. A metodologia da pesquisa teve cunho exploratório e qualitativo, sendo realizado por meio do método de netnografia, a partir do levantamento de propagandas e anúncios de épocas passadas e atuais relacionados a Cervejaria Petrópolis. Os resultados demonstraram que as propagandas da marca estudada tinham forte conotação machista, mas houve uma mudança nos últimos anos em relação aos tons das campanhas, após repercussões negativas, principalmente com o advento da lei carioca nº 7835/2018.