DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO COM CARTAS SOBRE OS CONCEITOS ESG
Abstract
Nos últimos anos a tecnologia tem sido muito usada em ambientes acadêmicos e profissionais para melhoria das ferramentas de trabalho, formas de comunicação e interação. A tecnologia também tem um importante papel no contexto ambiental, mais precisamente no uso de ferramentas que aprimoram a gestão ambiental como um todo. Inseridos nesse contexto estão os conceitos de ESG (environmental, social and governance). Seu objetivo trata de melhorar a ausência de práticas corporativas relacionadas a políticas sociais e a falta de uma gestão íntegra. O ESG é uma estratégia que deve ser planejada e incorporada nas ações das empresas. Com isso, entende-se que o ESG é importante para as organizações, para que elas possam se desenvolver melhor tanto na parte sustentável, quanto na parte gerencial. Assim, o objetivo deste trabalho é produzir um jogo de tabuleiro com cartas que facilite a compreensão dos conceitos de ESG. Facilitando assim o acesso ao conteúdo da área por meio de uma abordagem diferente da expositiva. Transformando o jogo desenvolvido em uma ferramenta poderosa para a aprendizagem de ESG. A metodologia utilizada foi a de ciclos iterativos de Brathwaite e Schreiber (2008) para a confecção de um jogo. Como sugestão de trabalhos futuros podem ser feitos trabalhos incrementais como a criação de imagens utilizando a inteligência artificial para o tabuleiro e as cartas. As cartas foram confeccionadas utilizando norma e por esse motivo ficarão ultrapassadas com o tempo. Essa limitação do trabalho pode ser ultrapassada com a atualização das cartas do jogo.