COMPLIANCE NOS CONTROLES INTERNOS COMO FERRAMENTA PARA FIDEDIGNIDADE DAS INFORMAÇÕES
Keywords:
compliance, controles internos, fidedignidade, transparênciaAbstract
O termo compliance é utilizado para o designo de ações preventivas anticorrupção e fraudes. Vem do inglês to comply e significa estar em conformidade. Na prática entende-se como um guia de conduta da empresa, onde podem ser encontradas orientações para ações e comportamentos a serem adotados em diversas situações. O programa de compliance tem sido cada vez mais implantado nas organizações visando o reforço da cultura ética, transparência nos processos e prevenção de não conformidades. Isso ocorre para que as empresas mantenham a sua credibilidade perante os seus usuários internos e externos, sempre cumprindo o que foi proposto. Diante deste cenário, o presente estudo pretende verificar qual a importância da existência e implantação do programa, como as ferramentas são utilizadas para coibir erros e fraudes dentro as instituições, e de que forma ela mantém a fidedignidade das informações. Busca-se também, entender qual a credibilidade isso traz para os clientes e qual o impacto gerado perante os usuários internos em relação à confiabilidade da empresa e seus processos. O método utilizado como respaldo do trabalho foi o estudo de caso em uma rede de supermercados e superatacados, buscando dados e informações de uma determinada empresa, trazendo como resultado positivo, que a ferramenta da Compliance quando colocado em prática, traz as informações fidedignas.