EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
Keywords:
Pedagogia, Educação Especial, Educação InclusivaAbstract
A Educação Especial e Inclusiva está em destaque nas metodologias como forma de banir a segregação. A escolha do tema se justifica pela importância e necessidade do pedagogo para a Educação Inclusiva, pois em muitos casos se detecta essa necessidade especial, uma vez que a escola é o ambiente de construção de conhecimento e também o local que, na maioria das vezes, se verifica a necessidade acompanhamento. Atualmente o pedagogo deve ser inclusivo contudo, deve saber acolher a criança com necessidades especiais. O objetivo geral desse trabalho se baseia em analisar como está sendo abordada essa temática na Educação Básica, bem como o ambiente escolar no que se refere ao preparo dos professores e o acolhimento. Os objetivos específicos nortearão a pesquisa em: identificar educação especial e inclusiva, evidenciar a relevância da pedagogia no trabalho inclusivo, ressaltar a contribuição da afetividade durante no convívio com o aluno com alguma deficiencia. A metodologia baseou-se em uma pesquisa qualitativa, considerando os aspectos sociais no ambiente escolar fazendo uma revisão sistemática do tema nos últimos, dessa forma foi possível verificar a importância de se discutir os aspectos legais a nivel de sociedade e conscientizar não somente os professores, mas todos envolvidos no ambiente escolar.