A LITERATURA INFANTIL COMO SUPORTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • ANA CAROLINE GODINHO SILVA Author
  • FABRÍCIA APARECIDA MIGLIORATO CORSI Author

Keywords:

Literatura infantil, Alfabetização, Ensino, Letramento

Abstract

Quando se fala em desenvolvimento educacional e alfabetização são inúmeros os desafios enfrentados, tanto pelos alunos, quanto pelos professores dentro das salas de aulas. A busca por meios de transpor esses desafios são inesgotáveis, uma vez que é preciso considerar as particularidades do processo de alfabetização que consiste em compreender que cada aluno aprende de uma forma e depende dos estímulos proporcionados na escola e no seu convívio familiar. Diante de tais fatos, buscamos averiguar as contribuições da literatura infantil e a relação existente entre a leitura e alfabetização. Buscamos ainda relatar as muitas metodologias e suportes empregados para facilitar o processo de ensino da leitura. A realização desse trabalho justifica-se, portanto, pelas constantes mudanças de paradigmas na educação e a necessidade do docente se manter atualizado sobre elas e sempre atento às melhores formas de auxiliar os seus alunos na construção da aprendizagem, de forma que o professor tenha as melhores ferramentas na hora de mediar o processo de alfabetização, fazendo com que o aluno não só chegue a codificação e decodificação, mas que ele compreenda a importância e funcionalidade da leitura para o seu cotidiano.

Downloads

Published

30/09/2024

Issue

Section

Pedagogia

Categories