AUTISMO E APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA BIBLIOGRAFICA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LUCIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Keywords:
Transtorno do Espectro Autista, Atividades lúdicas, DesenvolvimentoAbstract
O presente trabalho trata de um estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da ludicidade com as crianças portadoras deste transtorno. O objetivo da pesquisa foi analisar obras que buscam auxiliar os profissionais que trabalham com crianças portadoras desse transtorno. Esperamos que essa pesquisa auxilie os profissionais da educação, acolhendo e incluindo as crianças, de forma afetiva, nas atividades escolares. O trabalho foi feito através de pesquisas bibliográficas que buscaram textos científicos sobre ludicidade e autismo. Posteriormente, categorizei os assuntos sobre os textos analisados. No decorrer do assunto traçamos uma discussão acerca da definição do conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e sobre os benefícios de realizar atividades lúdicas e o que essas atividades podem desenvolver nas crianças com TEA. Neste trabalho de conclusão, foram feitas pesquisas de artigos sobre o tema e posteriormente foram traçadas relações entre os artigos e os autores. Trata-se um estudo qualitativo, uma vez que analisou textos de autores diferentes e em seguida articulamos sobre os pontos considerados mais importantes entre esses textos. Com este trabalho, buscou-se promover uma reflexão em prol de momentos lúdicos com crianças autistas nas escolas, além de despertar aos pais e educadores a importância de trazer essa forma de trabalho para nosso dia a dia.