ASPECTOS POSITIVOS NUMA RELAÇÃO DE AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Afetividade, Relação professor/aluno, Aprendizagem, Aspectos positivosAbstract
A relação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Segundo o educador Paulo Freire, o aluno autoriza receber o conhecimento do professor uma vez que se instala a identificação com este profissional. Os laços afetivos são fundamentais para essa construção. Neste artigo, descrevemos os aspectos positivos da afetividade entre professor e aluno da Educação Infantil, identificando os fatores que influenciam na afetividade do sujeito e enfatizando a importância da aprendizagem no processo de afetividade entre educadores e alunos. Para tanto, o objetivo geral foi compreender os aspectos positivos da afetividade em relação entre professor e alunos; os objetivos específicos dessa pesquisa são estudar a literatura sobre o tema afetividade, verificar quais ganhos o professor e os alunos obtêm com essa relação, entender influências e motivações no processo de relação de afetividade entre professor e aluno e descrever a validação da relação afetiva dentro do ambiente escolar. A metodologia seguiu estrutura do método qualitativo, perfazendo a literatura em pesquisas bibliográficas, por meio da observação juntamente em conjunto com o estágio obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A partir dessa pesquisa foi analisado a relação de afetividade entre ambos identificando os aspectos que levam essa afetividade ser tão preciosa e valorizada no meio escolar.