DIFICULDADE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM FRENTE AS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Abstract
A prática da transfusão sanguínea, seguindo o Manual Brasil (2015b) e a RDC n° 34 (BRASIL, 2014), envolve a segura transferência de hemocomponentes, como hemácias e plasma. Incidentes transfusionais, delineados pela ANVISA (2007), abrangem reações adversas, imediatas ou tardias, como contaminação bacteriana e respostas hemolíticas. A prática requer sólido embasamento técnico-científico para garantir qualidade e segurança. As diretrizes educacionais para enfermeiros (CNE/CES, 2001) e cursos técnicos em saúde (CNE/CEB, 1999) enfatizam competências específicas. O COFEN, pela Resolução n. 0511/2016, regula a atuação de enfermeiros e técnicos em hemoterapia, visando uma assistência segura. A pesquisa buscou orientar profissionais e recém-formados, explorando o conhecimento de enfermeiros sobre hemoterapia e manifestações de reações. O estudo buscou analisar o conhecimento desses profissionais nessas manifestações, através de uma revisão integrativa da literatura. As discussões e os resultados mostraram que é necessária uma atenção ao usuário dos serviços de atendimento à saúde e a pronta comunicação de indícios que esteja ocorrendo reação, também necessita de uma educação continuada sobre o processo de transfusão que precisa de habilidade e capacitação dos profissionais. São necessários mais trabalhos relacionados ao tema para a reflexão do assunto e melhor capacitação dos profissionais de enfermagem, inclusive na identificação das reações transfusionais.