EDUCAÇÃO PERMANENTE: PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DA EQUIPE DE ENFERMEGEM DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS
Abstract
Introdução: A educação permanente surgiu como necessidade na formação do profissional, pois exige dele novas formas de olhar o conhecimento, sendo necessária para o desenvolvimento do profissional, em relação ao seu autoaprimoramento, levando-o a busca da competência pessoal, profissional e social, como uma meta a ser seguida. Objetivo: Conhecer a percepção e as dificuldades relacionadas à educação permanente nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. Método: Foi realizada uma entrevista com os Enfermeiros que atuam na UPA de um município no interior de Minas Gerais. Para a análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo do tipo temática. Resultados e discussão: De acordo com os enfermeiros e técnicos a percepção da educação permanente na UPA de modo geral é vista como fundamental e deveria ser realizada com mais frequência, além de ter uma abordagem mais ampla em relação aos conteúdos. Quanto às maiores dificuldades encontradas para participarem da educação permanente são a questão do horário por terem dois serviços, também planejamento da educação permanente comunicado a eles com curto prazo de antecedência e em alguns momentos coincidirem com o horário do plantão dificultando a participação principalmente dos técnicos de enfermagem. Já as contribuições da educação permanente são agilidade, melhora na qualidade do atendimento e na habilidade do profissional, além de ampliação de conhecimentos para lidar com situações cotidianas. Considerações Finais: Os resultados sugeriram reflexões acerca do processo educativo no seu desenvolvimento na enfermagem, sendo importante identificar a percepção, dificuldade e contribuições a fim de procurar superar desafios, sendo que realizar educação permanente deve ser algo contínuo, regular; considerando o trabalho diário dos profissionais, seus limites e reconhecendo a educação permanente como um processo fundamental e transformador.