EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O interesse pelo tema surgiu a partir da necessidade de se debater e colaborar para uma melhor compreensão sobre a Educação Inclusiva, e para mostrar que a Educação Inclusiva não é somente um padrão ou ideias no cenário educacional brasileiro, mas sim, uma realidade atual em nosso país que está elencando pontos objetivos com muito estudo, e dedicação de professores, pesquisadores e estudiosos da área. Diante dessa situação, propomo-nos abordar a problemática da educação inclusiva nos métodos de ensino e aprendizagem da escola regular. Dessa forma, o presente artigo justifica-se pelo fato de promover a inclusão de alunos com deficiência, a função da gestão escolar, e o papel do professor nesse processo de inclusão. Sabemos que a realidade desse processo inclusivo ainda é bem diferente do que se propõe nas leis vigente no país e requer ainda muito estudo e definições de direitos acerca do assunto: da igualdade de direito a uma educação de qualidade para todos os alunos com deficiência. O objetivo desse trabalho é auxiliar os envolvidos com a educação inclusiva a refletir e ressignificar aspectos positivos e negativos sobre inclusão a partir dos estudos e de uma revisão da bibliográfica que sustenta e embasa esse nível de educação, a fim de definir a educação, o ensino e a aprendizagem no contexto moderno do ensino superior investigando criticamente o mesmo e suas funções. Não há como negar que os sistemas educacionais têm de mudar para poder responder às necessidades inerentes a esses cidadãos. As atividades de educação inclusiva não são as mesmas para uma educação comum é preciso ofertar um desse aprendizado e eficaz possibilita a maior poder de comunicação, inclusão, liberdade, qualidade de vida e inclusão. O presente artigo está organizado em seis momentos distintos: a justificativa e a importância do trabalho, apresentamos as questões de pesquisa, o objetivo geral e objetivo específico, relevância da pesquisa. No segundo, contém um levantamento bibliográfico com a justificação teórica. No terceiro, a metodologia, por fim, apresentamos as considerações finais, e as referências.