A INFLUÊNCIA DA MARCA PATROCINADORA EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS TORCEDORES DE UM CLUBE DE FUTEBOL

Authors

  • GABRIEL RODRIGO BORGES Author
  • STEPHANIE DUARTE ESTÉBAN Author

Keywords:

Marketing esportivo, Patrocínio Esportivo, Marca, Comunicação, Comportamento de Compra

Abstract

Com o crescimento dos eventos esportivos, o futebol vem se destacando, pois proporciona uma grande visibilidade pelo país. Decorrente disto, o marketing esportivo tornou-se carro-chefe preferido das grandes corporações para criar estratégias de divulgação da sua marca. Para iniciar o estudo foi proposto como objetivo geral compreender de que forma uma marca patrocinadora pode influenciar no comportamento de compra dos torcedores de um determinado clube de futebol. Dessa maneira, os objetivos específicos são: entender o conceito de Marketing Esportivo relacionado aos clubes de futebol, analisar o comportamento de compra dos torcedores de um clube de futebol com a sua marca patrocinadora e, então, determinar a influência da marca patrocinadora no comportamento de compra dos torcedores. A pesquisa foi exploratória, tendo cunho qualitativo. A coleta de dados se deu mediante entrevistas com roteiro estruturado, e para a análise de dados foi usada a técnica da análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível entender se a marca patrocinadora de um clube interfere no comportamento dos seus torcedores.

Downloads

Published

20/09/2024

Issue

Section

Administração