ESTUDO DAS ONDAS DE CONSUMO DE CAFÉ: UMA VISÃO DE PRODUTORES E CONSUMIDORES NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MG
Keywords:
Café, Ondas de Consumo, Qualidade, DiferenciaçãoAbstract
Com as novas exigências do mercado, o consumo do café vem passando por transformações. Entende-se essas mudanças como Ondas de Consumo, ao qual são movimentos que tem uma grande influência no mercado e no consumo mundial de café, pois cada uma possui suas características, prioridades e filosofias, levando ao consumidor diferentes experiências. O objetivo geral desse estudo foi compreender as Ondas de Consumo de Café e suas influências em pequenos produtores e consumidores no município de São Sebastião do Paraíso. Com isso, os objetivos específicos foram: estudar os conceitos das Ondas de Consumo de Café, levantar dados dos produtores e consumidores, analisando em qual Onda se enquadram e analisar de que forma as Ondas de Consumo influenciam suas atividades. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, o método utilizado foi estudo de caso, e para a coleta de dados foi usada à entrevista com roteiro semi-estruturado com produtores e consumidores de café. O resultado da presente pesquisa mostrou que os dois produtores se encontram na Terceira Onda, e já em relação aos consumidores, dois encontram-se na Terceira Onda e um na Segunda Onda. E todos os entrevistados foram influenciados a optarem por uma nova Onda de Consumo.