HIPERVULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR ADOLESCENTE FRENTE À PUBLICIDADE NAS REDES SOCIAIS
Keywords:
Hipervulnerabilidade, adolescentes, publicidade, direito do consumidor, redes sociaisAbstract
O presente trabalho de curso tem por finalidade analisar as publicidades veiculadas nas mídias frente à condição de vulnerabilidade dos adolescentes, por serem pessoas em desenvolvimento e, desse modo, mais frágeis perante a sociedade, merecendo, portanto, uma atenção e proteção especial. O objetivo principal é demonstrar que o adolescente ocupa, sim, um papel importante na sociedade de consumo, sendo considerada uma grande fonte de lucro para as empresas. A pesquisa é relevante, pois muito pouco se debate sobre a vulnerabilidade do adolescente, como público consumidor, sendo que os empresários apostam cada vez mais em campanhas publicitárias, procurando sempre renovar no quesito marketing, com a finalidade de chamar atenção desse público alvo, o que pode acarretar em sérias violações a direitos fundamentais garantidos constitucionalmente. Com essa ânsia de aumentar os lucros, os empresários não se preocupam com os resultados que podem causar na vida dos adolescentes e de seus familiares, pois essas publicidades estimulam desejos e incentivam ao consumo, e muitas das vezes os responsáveis pelos adolescentes tentam acatar esses desejos, tentando substituir a presença física por presentes caros, e acabam assumindo dívidas que não podiam no momento. Conclui-se, ao final, que os adolescentes se enquadram na classificação de consumidores hipervulneráveis, sendo necessário protegê-los contra qualquer abuso praticado pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços, em especial frente à publicidade apresentada de maneira explícita e implícita nas mídias. A metodologia utilizada, para o desenvolvimento do presente estudo, é a pesquisa bibliográfica com análise qualitativa, conjugada com o método dedutivo. Baseando-se em conteúdos doutrinários relacionados ao assunto em questão e também em outras fontes como lei, artigos jurídicos, entre outros.